sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA: OS PROCESSOS QUE COMPROMETEM AS ARTICULAÇÕES DESDE A FASE INFANTO JUVENIL ATÉ ADULTA.

A artrite é um processo inflamatório que se manifesta nas articulações, tendo como consequência, alguns sinais e sintomas (inchaço nas articulações, rigidez, dor, calor local) decorrentes de lesões articulares. A palavra artrite significa literalmente inflamação da articulação, mas frequentemente é utilizada para se referir a um grupo de mais de 100 doenças reumáticas que podem causar dor, enrijecimento e edema das articulações. Estas doenças podem afetar não somente as articulações mas também outras partes do corpo, incluindo estruturas tão importantes como músculos, tendões, ossos, ligamentos e diversos órgãos internos. A artrite apresenta diferentes fatores desencadeantes (efeito gatilho causas). É mais frequente em mulheres e costuma iniciar-se entre 30 e 50 anos de idade, mas compromete também homens e crianças. Para que se desenvolva a doença, são necessárias algumas combinações de defeitos genéticos e a presença de um ou mais estímulos externos, o que faz com que a incidência em familiares de pacientes com Artrite Reumatoide (AR) não seja grande. 
A dor da artrite decorre de diferentes fatores, dentre eles: inflamação da membrana sinovial, dos tendões, dos ligamentos, das fibras musculares, e fadiga. 
A combinação destes fatores contribui para a intensidade da dor. A intensidade da dor na artrite varia grandemente de indivíduo para indivíduo. Cada pessoa possui um limiar diferente para a dor, o que depende de aspectos físicos e emocionais – depressão, ansiedade, e até mesmo hipersensibilidade nos locais afetados pela artrite relevantes. A artrose relevante é um processo degenerativo de desgaste da cartilagem, que afeta sobretudo as articulações que suportam peso ou as que fazem movimentos em excesso, como por exemplo as cadeiras-articulação coxo-femoral, os joelhos ou os pés. A endocrinologia e neuroendocrinologia, são áreas em que ao interferir positivamente na fisiologia biotípica do indivíduo, pode ajudar de forma relevante minorar a sequência degenerativa das articulações que suportam o peso, sobrepeso, obesidade ou obesidade visceral e intra-abdominal. Esses fatos nos impelem a termos mais cuidados com nossas articulações, que se não tomarmos ações preventivas e limitantes para nosso organismo, e podem nos incapacitar.
AUTORES PROSPECTIVOS 

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930


Como Saber Mais:

1. O consumo alimentar compulsivo pode ser em parte devido à antecipação das propriedades de maior recompensa do alimento? 
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

 
2. A possibilidade de que a atual ênfase na responsabilidade pessoal, como o antídoto potencial para a obesidade epidemica pode ser equivocada?
http://obesidadeinfantojuvenil.blogspot.com 

3. Temos que fazer uma reflexão no sentido de compreedermos que não é só dietas, exercicios físicos ou estilo de vida, que seram eficazes  para corrigirmos o sobrepeso, obesidade? 
http://obesidadeinfantojuvenil.blogspot.com


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOBRAFICA. 


Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr, Dra.Henriqueta Verlangieri Caio –Van Der Häägen Brazil – São Paulo – Brasil. 2011  ,  Nuñez M, Nuñez E, Segur JM, Macule F, Quinto L, Hernandez MV, et al. The effect of an educational program to improve, health-related quality of life in patients withosteoarthritis on waiting list for total kneer e p l a c e m e n t : a  r a n d o m i z e d  s t u d y. Osteoarthritis Cartilage 2006;14:279-85. Moseley JB, O’Malley K, Petersen NJ, Menke TJ, Brody BA, Kuykendall DH, et al. A controlled trial of arthroscopic surgery for osteoarthritis of the knee. N Engl J Med 2002;347:81-8. Stukenborg-Colsman C, Wirth CJ, LazovicWD, Wefer A. High tibial osteotomy versus, unicompartimental joint replacement in, unicompartmental knee joint osteoarthritis. 7-10-year follow-up prospective randomised,study. Knee 2001;8:187-94. 


Contato:
Fones: 55 (11) 5572-4848 (11) 2371-3337 ou 9.8197-4706
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mail: vanderhaagenbrasil@gmail.com
Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/
Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
https://twitter.com/crescerei2